Dragon Ball: Por que o Super Saiyajin 3 Não tem Sobrancelha?

Dragon Ball: Por que o Super Saiyajin 3 Não tem Sobrancelha?

Dragon Ball: Por que o Super Saiyajin 3 Não tem Sobrancelha?

Um dos momentos mais épicos de toda a história de Dragon Ball é quando o Goku se transformou em Super Saiyajin 3 pela primeira vez. Até quem não gosta muito do anime se surpreendeu quando isso aconteceu. 

E uma coisa é certa, de todas as transformações, essa é, de longe, a que tem mais mistérios envolvidos.
Você já parou para pensar que o Super Saiyajin 3 é uma transformação muito diferente das outras? Ela faz muito mais mudanças no corpo do Goku do que qualquer outra transformação. Mas por que isso acontece?

Para entendermos melhor cada um desses mistérios, é importante que você se recorde em que contexto o Super Saiyajin 3 apareceu pela primeira vez.


Super Saiyajin 3 em Dragon Ball

Dragon Ball: Por que o Super Saiyajin 3 Não tem Sobrancelha?

Durante a saga do Majin Buu, Trunks saiu voando do palácio do Kami Sama até a casa dele para buscar o radar do dragão. Mas os Guerreiros Z perceberam que Majin Buu estava indo até a capital do Leste, que é onde fica a casa da Bulma.

A ideia do Goku era ganhar tempo lutando contra o Majin Buu para que o Trunks fosse até a corporação cápsula e pegasse o radar do dragão.

Mas a única chance do Goku ter uma luta minimamente equilibrada com o Majin Buu era se ele tivesse uma nova transformação, porque o vilão já tinha derrotado o Daburá, o Gohan e o Vegeta.

Eis que Goku mostra um dos momentos mais épicos de todo o anime, a transformação de Super Saiyajin 3. Esse momento foi realmente incrível, mas ao mesmo tempo plantou muitas dúvidas na cabeça de quem assistiu.

Os telespectadores de Dragon Ball sabem o contexto de todas as transformações do Goku, menos a do Super Saiyajin 3. Ele se transformou em Super Saiyajin 1 pela primeira vez depois que explodiu em raiva quando o Freeza matou o Kuririn.

O Super Saiyajin 2 aconteceu quando o Gohan ficou possesso depois que o Cell esmagou a cabeça do Androide 16. O Super Saiyajin God foi possível por causa de um ritual. Já o Blue é a combinação do God com o Super Saiyajin 1.

O Instinto Superior, por sua vez, não foi uma transformação e o contexto também é claramente lembrado pelos fãs do anime. Acontece que, no meio, existe um enorme buraco. Como foi que o Goku atingiu a transformação de Super Saiyajin 3 pela primeira vez?


Porque o Super Saiyajin 3 não tem sobrancelhas?

Dragon Ball: Por que o Super Saiyajin 3 Não tem Sobrancelha?

O Super Saiyajin 3 é também transformação que mais modifica o corpo de Goku. O cabelo dele antes só mudava de penteado e de cor, agora fica enorme. E ele também perde as sobrancelhas.

Acontece mais do que perder as sobrancelhas. Os ossos da região das sobrancelhas ficam maiores e mais salientes. Ou seja, o próprio crânio do Goku se modificou e isso fica muito claro para quem se atenta à transformação dele.

A resposta de como Goku conseguiu atingir essa forma pela primeira vez ainda é desconhecida, mas o mistério de como essa transformação modifica tanto o corpo do Goku foi solucionado. A resposta estava clara há muito tempo.

O supercílio do Goku saliente traz à memória aqueles documentários do Discovery Channel que mostram como eram os homens de neandertal.

E mesmo que as representações mudem um pouco dependendo de quem faça, o supercílio era sempre saliente. Existem vários crânios de neandertais em museus que provam essa teoria – isso é de conhecimento público.

Os antepassados do homem tinham esses ossos salientes no crânio e os homo sapiens foram perdendo isso com o passar do tempo, porque os tais ossos deixaram de ser uma vantagem evolutiva dentro do processo de evolução humana.

Mas o que isso tem a ver com a transformação de Super Saiyajin 3?

Durante a transformação, tem um momento em que a tela fica toda preta e mostra, em questão de segundos, o Goku rejuvenescendo, ficando em posição fetal, acompanhado de um Oozaru rugindo.

Nada em Dragon Ball é um simples detalhe solto ao vento. Se os animadores se deram ao trabalho de fazer isso, foi porque esse trecho deve ter alguma importância.

A partir do momento em que a cena mostra o Goku rejuvenescendo até entrar em posição fetal, como se o tempo estivesse andando para trás, pode ser que o objetivo seja mostrar que o Goku resgatou traços evolutivos dos Saiyajins.

E o fato de ter um Oozaru no meio da cena pode indicar que o Oozaru em si é um ancestral da espécie dos Saiyajins. O rabo dos Saiyajins nada mais é do que um órgão vestigial da época em que os Saiyajins eram peludos e gigantes.

Akira Toriyama já havia revelado que o segredo da transformação dos Super Sayajins estava nas Células S, então pode ser que essas células tenham traços de DNA do Oozaru.

E é por causa delas que os Saiyajins conseguem se transformar em Oozaru. A cauda é só uma antena, a transformação em si ocorre nas células.

O cabelo e o crânio do Goku se modificam porque ele consegue acessar aqueles traços evolutivos que eram, originalmente, de uma época em que os Saiyajins eram Oozarus.

Uma pista de que isso pode ser verdade é que o Oozaru não tem sobrancelha e também tem o supercílio saliente, como o Super Saiyajin 3.

Dragon Ball: Por que o Super Saiyajin 3 Não tem Sobrancelha?

Enquanto o cabelo fica longo simplesmente porque o Oozaru é gigante. É como se o Goku concentrasse o cabelo de um animal gigante na cabeça dele, que tem o tamanho comum. Resumindo, o Super Saiyajin 3 nada mais é do que um híbrido entre um Saiyajin moderno e um Oozaru.
Manual do Otaku

"Uma chance num milhão é melhor que nenhuma chance!" – Dragon Ball

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem