Uma em cada quatro Seiyuus sofre assédio sexual no Japão

Uma em cada quatro Seiyuus sofre assédio sexual no Japão

Na edição de 2023 do "Livro Branco sobre Medidas para Prevenir Mortes por Excesso de Trabalho", aprovado pelo governo japonês para publicação no dia 13 de outubro, foi divulgada a situação difícil enfrentada pelas pessoas na indústria de artes e entretenimento, incluindo dubladoras (seiyuus).

Uma em cada quatro Seiyuus sofre assédio sexual no Japão

Quanto ao assédio sexual, mais de 20% dos atores, dublês, dubladores e apresentadores relataram ter tido experiências desse tipo. Especificamente, no caso das dubladoras e apresentadoras, uma em cada quatro relatou ter sido vítima de assédio.

Uma pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro do ano passado, com a participação de 640 profissionais da área de arte e entretenimento. Entre aqueles que responderam, o percentual de pessoas que relataram ter sofrido assédio sexual, como "ser tocada de forma inadequada por colegas de trabalho" ou "ser pressionada a ter relações sexuais", foi maior entre as dubladoras e radialistas, atingindo 25,7%. Isso foi seguido por 20,4% dos atrizes/atores e dublês e 16,7% de roteiristas e criadores.

Quanto ao assédio em geral, a afirmação de "colegas de trabalho dizendo coisas ofensivas" foi a mais comum. No caso de dubladoras e dubladores, isso foi relatado por quase 70%, enquanto no caso de atrizes/atores e dublês, foi relatado por mais de 50%. O governo pretende abordar a prevenção desses incidentes por meio da promoção de diretrizes para estabelecer relações contratuais justas no campo da cultura e das artes, incluindo um modelo de contrato publicado em julho do ano passado.

E, é claro, essa informação não passou despercebida nos fóruns de comentários:

Após o escândalo na Johnny & Associates, a indústria de dublagem é a próxima a enfrentar problemas.

Este é o lado sombrio da dublagem.

Parece que a indústria de dublagem está cheia de pessoas ruins.

Agora não é só a Johnny & Associates, toda a indústria do entretenimento está em má situação.

Parece que os fãs transferem seus desejos de estar com as dubladoras para as pessoas que trabalham com elas.

Acho que é porque os atores no palco têm um gerente com eles, mas as dubladoras estão sempre sozinhas.

Lembro que o presidente da Gainax foi preso por assédio sexual a uma jovem dubladora.

Fazer uma dubladora interpretar cenas de sexo e gemidos é, por si só, um ato de assédio sexual, como fizeram com a voz da Misato Katsuragi.

Já ouvi dizer que ter uma vida sexual ativa melhora a voz.

fonte: yaraon