YouTuber é preso por postar resumos de Anime

YouTuber é preso por postar resumos de Anime

A polícia da província de Miyagi anunciou a prisão de um homem de 52 anos da cidade de Nagoya, por suspeita de violar a Lei de Direitos Autorais ao publicar vídeos de resumo de anime e gameplays de visual novels

CODA (Content Overseas Distribution Association), responsável pelo fechamento de mais de 36 sites de pirataria no Brasil, afirmou que esta é a primeira prisão no Japão por vídeo revelando conteúdo de um jogo.

YouTuber é preso por postar resumos de Anime

De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito postou vídeos com conteúdo da visual novel Steins;Gate: My Darling’s Embrace, arrecadando dinheiro através da monetização. Ele também editou e publicou cenas dos animes Steins;Gate e SPY x FAMILY com legendas e uma narração, onde fazia um resumo dos animes. De acordo com a editora Kadokawa, que detém os direitos autorais da visual novel, o suspeito publicada vídeos esse tipo desde 2019.

Vale lembrar que as empresas de videogames geralmente publicam "termos de uso" onde especificam quais seções de um jogo não devem ser divulgadas ou qual conteúdo não pode ser monetizado. Tais políticas são estabelecidas com o objetivo de evitar spoilers do conteúdo de um jogo, bem como evitar que criadores de conteúdo lucrem por meio de um produto focado principalmente em sua história, como uma visual novel.

Em relação à indústria de conteúdo audiovisual, recentemente surgiram no YouTube os vídeos de "fast-content" ou "fast-movies", onde o criador de conteúdo resume séries e filmes usando imagens ou cenas da obra com sua própria narração. Esses vídeos afetam o interesse dos espectadores em determinados conteúdos audiovisuais, e é por isso que leis e políticas de direitos autorais cada vez mais rigorosas estão sendo criadas.

Obviamente, a notícia foi bastante comentada nos fóruns de comentários no Japão, veja alguns dos principais comentários abaixo:

Estou de boa com a proibição, de que adianta jogá-los se você já conhece a história?

Muitas vezes o conteúdo dos vídeos é mais interessante do que o jogo em si.

O engraçado é que busco nesses tipos de canais, algumas recomendações para assistir animes. Deveriam apenas proibir a monetização.

Que tiro no pé, já assistir diversos animes por ver resumo deles no Youtube.

Então, alguém interessado fazer vídeos de um jogo tem que pedir permissão à desenvolvedora?. Esse é o início do declínio dos youtubers gamers, acabando com a divulgação grátis que os jogos tinham.

Esse cara não teria sido preso se não tivesse colocado cenas dos animes, grande estúpido.

Tem que ser preso mesmo, gente desse tipo tira toda a emoção quando você for assistir o anime. 

Pessoas que fazem resumo de animes são nojentas.

fonte: yaraon