A WIT Studio explicou por que não produziu a sequência de Shingeki no Kyojin

A WIT Studio explicou por que não produziu a sequência de Shingeki no Kyojin

O popular portal AnimeNewsNetwork compartilhou uma entrevista com George Wada, CEO do estúdio Production IG e presidente da WIT Studio. Durante esta entrevista, muitos tópicos de interesse foram discutidos, como por que o WIT Studio decidiu não animar as sequências de seus projetos. Veja a entrevista abaixo:

Este ano foi muito emocionante. Você foi nomeado presidente e CEO da Production IG. Como seu trabalho mudou agora e o que você espera alcançar em sua nova função?

Eu me tornei o CEO da Production IG, mas ainda sou o presidente da WIT Studio, o que é um desafio muito empolgante. Ambos são estúdios de anime da IG Port Group. Esses dois estúdios de anime são duas empresas muito diferentes. Por isso, gostaria de aproveitar as características únicas dessas duas empresas para aumentar o número de fãs de anime que apreciam os trabalhos que criamos.


A IG Port alcançou receita recorde no ano fiscal de junho de 2021 a maio de 2022, em um momento em que muitos outros estúdios de animação estão no vermelho, a que você atribui a essa receita impressionante da empresa?

A indústria de animação no Japão mudou muito graças aos fãs do mundo todo. No momento, existem muitas plataformas que querem as animação japonesa, como: Netflix, Crunchyroll, Disney e Amazon. No passado, recebíamos apenas ofertas de algumas empresas japonesas, mas agora temos muitas opções. O que eu realmente acho que contribuiu para essa receita é o fato de decidirmos com quem trabalhamos.

A WIT Studio explicou por que não produziu a sequência de Shingeki no Kyojin


Parece haver uma tendência na WIT Studio de se recusar a trabalhar em sequências de projetos anteriores, como Shingeki no Kyojin, Vinland Saga e Mahoutsukai no Yome. São problemas na agenda ou uma mudança na abordagem do estúdio para aceitar esses projetos?

Para todos os títulos que a WIT Studio produziu, queríamos sim fazer as continuações. Mas para muitos desses títulos, um dos principais fatores era a venda dos DVDs. Como modelo de negócios, a decisão de fazer uma sequência dependia inteiramente das vendas dos DVDs. Naquela época, para todos esses títulos que você acabou de mencionar, tínhamos sido contratados apenas para a primeira temporada. Uma vez que os resultados das vendas dos DVDs estivessem disponíveis, receberíamos uma oferta para produzir a segunda temporada com base neles. 

Infelizmente minhas habilidades de gerenciamento não eram tão boas quanto agora, então não pude adicionar as próximas temporadas ao cronograma imediato da empresa porque já tinha outras séries pendentes de financiamento. E obviametne, fãs e editores querem que a segunda temporada saia o mais rápido possível, o que levou essas séries para outros estúdios.

Que tipo de informação é levada em conta agora que a venda dos DVDs não influencia tanto na tomada de decisão?

Plataformas de streaming como Netflix e Crunchyroll geram uma certa quantidade de receita com base no número de assinantes pagantes, então essa é a nossa base. Antes, como você sabe, os DVDs eram caros e poucas pessoas podiam comprá-los. Agora que a base para determinar se deve ou não continuar uma série depende de quantas pessoas a assistem, é muito mais fácil prever para tomar alguma decisão.

A WIT Studio explicou por que não produziu a sequência de Shingeki no Kyojin

A WIT Studio produziu diversos projetos para a Netflix, como o Great Pretender e o filme Bubble. Como tem funcionado a criação de projetos para a plataforma do ponto de vista empresarial? A Wit Studio quer continuar trabalhando com a Netflix no futuro?

Definitivamente queremos continuar trabalhando com a Netflix , mas existem algumas questões que ainda temos que resolver. Acho que uma das coisas em que a Netflix terá que trabalhar no futuro é o merchandising, os eventos e a conclusão de aspectos adicionais por trás dos títulos que lançam. Acho que trabalhar com a Netflix no futuro é algo em que definitivamente queremos nos envolver, superando esse obstáculo juntos.

No lado ocidental das coisas, às vezes tem muitas reclamações de que a Netflix não promove tanto os animes. A mesma coisa aconteceu com os animes produzidos pela WIT Studio?

Na minha opinião, a Netflix promove principalmente a própria plataforma de streaming. Eles não promovem séries individuais. Acho que a forma como sua estrutura de marketing está configurada será um dos seus maiores desafios daqui para frente. A Netflix deve entender que todo e qualquer título é importante para os criadores, e eles devem ter isso em mente daqui para frente.

fonte: ANN